DOCS – RCP (RÁDIO CLUBE PORTUGUÊS)

  1. clip-image002.jpg
  2. clip-image002-thumb.jpg
  3. clip-image004.jpg
  4. clip-image004-thumb.jpg
  5. clip-image006.jpg
  6. clip-image006-thumb.jpg
  7. clip-image008.jpg
  8. clip-image008-thumb.jpg
  9. clip-image010.jpg
  10. clip-image010-thumb.jpg

História

A Rádio Clube Português nasceu em 1930 pelas mãos do major Botelho Moniz. Esta emissora teve um lugar de referência durante o Estado Novo e aquando da Revolução de Abril se1974 teve um papel preponderante, sendo transformado num posto de comandos do “Movimento das Forças Armadas” e aos seus microfones, pelas 4h e 26 min , Joaquim Furtado lê o primeiro comunicado “Aqui posto de comando do movimento das forças armadas (…) esperando sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos ao bom senso do comando das forças militares no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as forças armadas…” A partir deste momento, o RCP passou a ser conhecida como a “ Emissora da Liberdade”. Mais tarde em 1975, esta Rádio foi nacionalizada. Em 1979, suas frequências passaram a difundir a RDP Rádio Comercial, um ícone pós-revolução nas décadas de 80 e 90, mas no final dos anos 80, a Correio da Manhã Rádio inicia suas emissões na rede regional sul, rede esta que lhe foi concedida.

Já em 1993, a Rádio Comercial é privatizada sendo vendida ao grupo Correio da Manhã, dois anos mais tarde, a família Botelho Moniz decide levantar de novo o RCP através de uma cadeia de rádios locais apesar de este projecto ter terminado poucos anos depois.

Em 1996, a Correio da Manhã Rádio termina suas transmissões, sendo desta forma substituída pela Rádio Nostalgia. Sete anos depois, a 12 de Março de 2003, a sua programação bem como o seu nome mudam, passando a chamar-se Rádio Clube Português no entanto com a mesma linha musical da antiga Rádio Nostalgia, mas com uma imagem diferente, a do antigo RCP. Em 2006, em consequência da remodelação da Média Capital, grupo que detinha a Rádio Clube Português, esta Rádio passa a chamar-se apenas Rádio Clube, e sua programação baseia-se agora na informação e nos debates.

Podemos assim afirmar que a Rádio Cube Português é uma das mais antigas estações de emissão radiofónica Portuguesa, é actualmente uma “rádio que dá voz às palavras”e que aposta na informação isenta para que os seus ouvintes estejam a par de tudo.

Linha editorial da Rádio Clube Português

Rádio Clube Português já existia na época em que Portugal era governado por Salazar, época essa em que não havia liberdade de expressão.

Nesta altura os média não se designavam a apontar algo ao governo, limitavam-se sim a concordar com a política exercida na altura.

Depois do período Salazarista que os meios de comunicação social portugueses passaram a poder optar por terem uma ideologia política, assim sendo passamos a ter á disposição alguns jornais diários generalistas, que não tem qualquer política defenida, como é o caso do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e o Primeiro de Janeiro, a nível desportivo também são generalistas A Bola e o Record.

A actual rádio clube português é uma rádio generalista, aborda todas as políticas, não se identificando com nenhuma em particular e dando assim a hipótese dos seus ouvintes se identificarem com apolítica que melhor se adequada a si mesmos.

Actualmente, a maioria dos órgãos de comunicação social portugueses e também internacionais não tem qualquer ideologia política ligado a eles para impedir que os seus leitores, ouvintes e até mesmo espectadores se possam identificar respectivamente com o seu jornal/revista/rádio/TV. Impedindo, simultaneamente, que o público identifique os media através da política que estes defendem.

Linha gráfica da Rádio Clube Português

Este órgão de comunicação radiofónico sempre foi um órgão onde se deu voz ás palavras, tal como o é actualmente, logo por isso a sua evolução gráfica não se alterou muito desde a sua criação até aos dias de hoje.

Os sons e os jingles desta rádio soa sons simples e calmos, pois como esta é uma rádio de palavras, ou seja, é uma rádio de caris informacional e não comercial a sua linha gráfica é também elaborada em tom informal. A sua linha gráfica não é muito elaborada, não pretende ser exuberante nem chamar atenção das pessoas que a ouvem, pois esta rádio já sabe qual é o seu tipo de público e por isso já não precisa de o cativar.

Actualmente a programação desta rádio é a seguinte:

Ø Das 6h às 12h decorre o programa “Minuto a Minuto”, onde podemos ter a companhia do jornalista Nuno Domingues

Ø Das 12h às 15h pode ouvir-se o programa “Escolhidos a Dedo” com o jornalista Diogo Batáguas

Ø Das 15h e até 19h podemos ouvir o programa “Janela Aberta” com os jornalistas Teresa Gonçalves e Aurélio Gomes.

Ø A partir das 0h vai para o ar o programa “Posto de escuta” com a jornalista Sofia Frazoa

Como é possível perceber estes são programas que abrangem toda a informação, todo o tipo de público, todas as classes sociais, todas as ideologias políticas, logo por isso a linha gráfica actual da Rádio Clube Português é uma linha que engloba separadores simples, jingles com pouca elaboração e os seus sons são pensados ao pormenor de uma rádio que se presa por informar o seu público.

Frequências da Rádio Clube Português

Em todo o país pode ouvir-se a rádio clube português. A sua sede situa-se em Lisboa na rua Sampaio Pina, no edifício do media capital, mas têm sucursais em Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Sabugal, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santiago do Cacém, Beja, Portimão, Faro. As frequências destas estações radiofónicas, são respectivamente as seguintes:

v 92.9 – Braga

v 90.0 – Porto

v 97.4 – Vila Real

v 94.4 – Aveiro

v 98.4 – Coimbra

v 94.8 – Sabugal

v 96.4 – Leiria

v 104.3 – Lisboa

v 106.7 – Portalegre

v 107.5 – Santiago do Cacém

v 106.4 – Beja

v 107.1 – Portimão

v 106.1 – Faro

Ficha Técnica da Rádio Clube Português

Director Geral Media Capital Rádios: Jordi Jordá


Ficha Tecnica ONAIR



Direcção Rádio Clube
: Luís Osório

Direcção de Programas: Paulo Sérgio; Patrícia Reis (Produtora Executiva)

Programação: Fátima Aragão (Coordenadora); Ana Silva

Equipa Rádio Clube: Alexandre Honrado; Ana Bernardino; Ana Cristina Gaspar; Ana Tomás; Aníbal Rebelo; Arsénio Coelho ; Artur Teixeira; Augusto Freitas de Sousa; Aurélio Gomes; Bruno Henriques da Silva; Carla Santos; Carlos Dolbeth; Catarina Almeida Pereira; Catarina Silva; Célia Bernardo; Claúdia Capela; Débora Henriques; Diana Catarino; Diogo Batáguas; Dora Crispim; Elisabete Pato; Fernando António; Fernando Brandão; Fernando Correia; Fernando Emmes; Gabriela de Sousa; Inês Ramos; Isabel Meira; Joana Baptista; Joana Carvalho Reis; João Charro; José Candeias; Lara Santos; Luís Claro; Marcos Fernandes; Marcos Pinto; Mónica Baltazar; Nuno Castilho de Matos; Nuno Costa Santos ; Nuno Domingues; Nuno Guedes; Nuno Infante do Carmo; Patrícia Aragão; Patrícia Cunha Lopes; Paulo Ferreira de Melo; Paulo Rico; Pedro Adão e Silva; Pedro David; Pedro Múrias; Pedro Vaz Marques, Rita Barregão; Rita Severino; Samuel Cuz; Sandra Fernandes; Sofia Frazoa; Teresa Gonçalves; Vitor Moura.

Locais: José Mendes (Coordenador)
Aveiro- Elsa Santos; José Neves; Miguel Bastos
Braga- Adelino Costa; Pedro Peixoto Costa ; Rosa Peixoto; Sónia Sá
Coimbra- Liliana Gonçalves; Maria João Lopes; Paulo Santos
Leiria – Carlos Miguel Coelho; Paulo Coelho; Rui Quiaios
Porto- Fátima Martins; Filipe Gomes ; Ivo Costa; Joaquim Xavier ; Manuel Bento
Vila Real – Aureliana Gomes; Cátia Costa; Cristina da Santa Ferreira ; Paulo Vilela
Viseu- António Arede; Isabel Coelho

Direcção Comercial: Carlos Marques (Director Geral Comercial); Ana Elias (Directora de Produto)

Direcção de Marketing: Isabel Bastos (Directora de Marketing e Relações Externas); João Landureza (Market Intelligence); Rita Braga (Brand Manager)

Direcção de Engenharia: Pinto Ventura

Técnicos de Som: João Lobo (Coordenador); Diamantino Franco; Dias Santos; Fernando Andrade; Ricardo Paulo; Miguel Franco; Miguel Ramalho; Severiano Calado

Sonoplastia: Mário Rui; Nuno Cacheira

Informática: Sérgio Rodrigues (Coordenador); Ricardo Silva ; Miguel Gonçalves

Manutenção de Estúdios: José Gomes (Coordenador); Ruben Sousa; José Emídio; Sérgio Feliz

Logística: Nuno Garcia (Coordenador)

Direcção Administrativa e Financeira: Gonçalo Zanartu (Director)

Publicidade da Rádio Clube Português

O tipo de publicidade que passa nesta rádio é uma publicidade igual a todas as rádios comuns, aposta na publicidade institucional e na publicidade comercial.

Os pedidos dos seus clientes são variados, e é nisso que esta rádio marca a diferença. Primeiro porque como já referimos anteriormente é uma rádio que dá voz às palavras, ou seja, aposta em dar informação aos seus ouvintes mas em fazer com que eles participem dando a sua opinião sobre essa informação. Assim sendo nesta rádio passam muitos tipos de publicidades, entre as quais as institucionais, que visam dar a conhecer a instituição/empresa, e as comerciais, que tentam promover a venda desse produto.

Pedimos a esta rádio a tabela do custo das publicidades que ela transmite para sabermos quanto é o custo de cada publicidade, qual o melhor horário, quanto tempo de duração pode ir a publicidade e qual o melhor dia para esta passar. Assim sendo passamos amostrar a tabela de publicidade de 2008 da RCP.

Homepage Rádio Clube Português (http://radioclube.clix.pt/ )

Director Geral Comercial
Carlos Marques
Director Comercial de Produto:
Ana Elias
Vendas Directas Nacionais:
Vítor Dias
Vendas Directas Locais:
Arnaldo Marques
Vendas Norte:
Ana Gonçalves
Agencias:
Anabela Ferreira
Publicidade Online:
Pedro Gandum
Patrícia Francisco
Morada:
Rua Sampaio e Pina nº 24
1099-044 Lisboa
Telefones:
21 381 78 30 (Lisboa)
22 605 75 00 (Porto)
Fax:
21 382 15 39 (Agências)
21 382 15 32/4 (Directos)
E-Mail:
mailto:comerciais@mcr.clix.pt?subject=Publicidade Rádio Clube

Fotos tiradas na Rádio Clube Português em Lisboa

clip_image002

Redacção da RCP em Lisboa

clip_image004

Sonoplastas do programa “Minuto a Minuto”

clip_image006

Estúdio de som do programa “Minuto a Minuto”

clip_image008

Protagonistas do programa “Minuto a Minuto”

clip_image010

Director de Programas da RCP Paulo Sérgio dos Santos

Trabalho por:

Cristiana Machado
Diana Pimentel

Posted in:
About the Author

João Simão

Docente e investigador em Ciências da Comunicação. Estuda as áreas do jornalismo, multimédia, novas tecnologias e plataformas de comunicação. Redes sociais e sociabilidade. Director do projecto COMUNICAMOS. Director de informação da UTAD TV

2 Comments

  1. Como ouvir em Leiria a R.C.P. se a frequência de transmissão é igual à do Rádio Club de Leiria, que se sobrepõe?

Leave a Reply