REDES SOCIAIS – HISTÓRIA, DESCRIÇÃO E UTILIZAÇÕES

De uma forma muito simples e rápida uma rede social é um grupo de amigos e conhecidos. As redes sociais existem desde o inicio da humanização, se aceitarmos que o Homem é um ser social, desde o inicio da humanidade que existem as redes sociais, as famílias, os amigos, os conhecidos, os habitantes da mesma região, etc…

A internet desde o seu inicio que promoveu o alargamento das redes de conhecimento para fora dos limites geogr√°ficos. A liga√ß√£o entre computadores em diferentes universidades dos EUA permitiu a partilha de conhecimentos entre diferentes investigadores, o e-mail permitiu a correspond√™ncia instant√Ęnea e as listas de e-mail, aquilo a que poderemos chamar as primeiras redes sociais de cria√ß√£o de comunidades na internet, ainda hoje as listas de distribui√ß√£o de e-mail s√£o umas das formas mais popular de interac√ß√£o entre diferentes pessoas em diferentes espa√ßos geogr√°ficos mas com um tema ou interesse em comum.

Os blogs e os CMS vieram dar uma nova ‚Äúcara‚ÄĚ a estas listas de e-mail e criar p√°ginas de suporte para os temas e interesses. Mas o grande ‚Äúboom‚ÄĚ nas redes sociais na Web foi dado com o advento da chamada Web 2.0. S√£o v√°rios os sites que permitem o registo autom√°tico de novos utilizadores que t√™m liberdade para inserir conte√ļdo, convidar novos amigos e criar uma rede de contactos (amigos) e partilharem com eles diversos conte√ļdos e informa√ß√Ķes.

A principal utiliza√ß√£o destas redes sociais assenta no lazer. Os utilizadores partilham diversos dados pessoais que passam pelas informa√ß√Ķes pessoais, passando por √°lbuns de fotos, v√≠deos, pensamentos, di√°rios, estados de esp√≠rito. √Č poss√≠vel ainda deixar coment√°rios nos mais diversos elementos dos perfis e enviar mensagens privadas entre os utilizadores. Dada toda esta informa√ß√£o pessoal e a idade dos utilizadores as redes sociais servem para manter o contacto com amigos reais (referimo-nos a amigos conhecidos fora da Web) e a amigos virtuais (referimo-nos a amigos conhecidos na Web). Outra utiliza√ß√£o muito comum √© a de conhecer pessoas novas com ou sem inten√ß√Ķes de ‚Äúflirt‚ÄĚ.

Mas as redes sociais n√£o se limitam a estes dois tipos de utiliza√ß√£o, s√£o uma forma de excel√™ncia de divulga√ß√£o, algo que n√£o passa despercebido a jovens com aspira√ß√Ķes a cantores. A rede social com maior variedade de propostas musicais √© o MY SPACE onde grandes bandas e cantores mostram os novos √°lbuns e novidades junto dos f√£s e onde muitos tentam chamar a aten√ß√£o e entrar na ind√ļstria musical. S√£o j√° alguns os casos de sucesso como a cantora Colbie Caillat entre outros.

As redes sociais na Web podem também revelar-se de grande utilidade para os jornalistas. São o melhor sítio para encontrar fontes, muitas das vezes especializadas, sobre qualquer assunto. Basta pesquisar nos mais diversos grupos que existem. Criados para aproximar pessoas desconhecidas mas com os mesmo interesses os grupos estão repletos de contactos de pessoas com um interesse e conhecimento específico no tema do grupo. Assim apesar de não conhecermos nenhum físico teórico, ou então um praticante de capoeira, ou um membro de uma seita religiosa ou um coleccionador de caricas, existem vários grupos nas redes sociais na Web que nos facultam o contacto destas fontes de informação.

Quando falamos em redes sociais pensamos quase de imediato num conjunto de sites criados com o objectivo espec√≠fico de reunir informa√ß√Ķes sobre pessoas. Mas as redes sociais podem nascer nos mais variados tipo de servi√ßos Web, nos blogs, nos jornais, o pr√≥prio youtube acaba por ser uma grande rede social com muitos utilizadores a partilhar e a comentar v√≠deos. Devemos ainda ter em conta servi√ßos de microblogging como o Twitter que permitem criar grandes redes sociais, por temas, por subscritores, etc‚Ķ

About the Author

Jo√£o Sim√£o

Docente e investigador em Ciências da Comunicação. Estuda as áreas do jornalismo, multimédia, novas tecnologias e plataformas de comunicação. Redes sociais e sociabilidade. Director do projecto COMUNICAMOS. Director de informação da UTAD TV

3 Comments

  1. Ol√°. Gostei muito do seu post, traz um panorama geral dos usos das redes sociais no presente. Gostaria de ter conhecimento de algum livro que aprofundem o tema, principalmente redes como o fotolog que enfatizam fotografias. Vc pode me indicar?
    Obrigada

Leave a Reply